Frameworks PHP. Qual é o melhor?

Os frameworks são, como diriam os mais velhos, uma mão na roda. E não é privilégio do PHP, existem frameworks para diversas linguagens. Se você é iniciante no mundo da programação pode achar que a utilização destas ferramentas é algo de outro mundo. Eu também pensava assim quando sabia apenas criar formulários em PHP, e no começo apanhava para descobrir como este troço funcionava.

Mas fique “tanquilo”, com o tempo você irá perceber que não pode iniciar um projeto sem um framework, eles oferecem um conjunto de códigos prontos que permitem realizar as tarefas mais básicas no desenvolvimento de um aplicativo e facilitam a “reciclagem do código”. Menos linhas e menos trabalho resultam em um código mais limpo e leve.

Mas entre tantos, qual escolher? É difícil fazer uma comparação, você deve analisar o que melhor se encaixa em seu projeto. Para facilitar confira abaixo a lista dos frameworks mais utilizados segundo os próprios desenvolvedores. A enquete foi realizada em Dezembro de 2010 por um dos coordenadores da PHPSP, Augusto Pascutti, e teve 435 votos:

Com base no gráfico, analise o melhor para você, segue os links de cada um:

ZEND

CAKE

CODEIGNITER

KOHANA

SYMFONY

YII

SOLAR